sábado, 29 de outubro de 2011

Fundamentos Pedagógicos em EaD

Hoje, dia 29 de outubro, estou na aula da pós, com a disciplina de Propostas metodológicas e uso das tecnologias em EaD, com a profª. Carina Maria Terra Alves. Na aula de hoje, estamos vendo as teorias e metodologias no educação a distância.
A profª está destacando duas correntes interacionistas
  •        A teoria sócio-histórica de Vygotsky
  •        A epistemologia genética de Piaget

O que ambas correntes buscam é a interação, e na EaD essa interação se dá a partir das ferramentas que mediam a modalidade, sendo essas, o AVA, e seus recursos, como mensagens, fórum, chats.
A construção do conhecimento se dá entre aquele que ensina e aquele que aprende, sendo, não necessariamente, quem ensina, o professor. É uma construção conjunta, saindo da ZDR (zona de desenvolvimento real) para a ZDP (zona de desenvolvimento proximal).
Já para Piaget, o novo conhecimento traz um desequilibrio, para assim assimilar o novo, para então, acomodar essa nova aprendizagem, buscando novamente o equilibrio.
Nesse sentido, Vygotsky acredita na mediação com o outro, já Piaget, acredita na interação com o meio.


quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Banca examinadora do meu artigo...

Essas foram as professoras que participaram da banca examinhadora do meu trabalho final da pós...
Agradeço as valorozas contribuições!
Profªs Drªs. Giliane Bernardi, Fabiane Vieira Romano, Minha amada orientadora Roseclea Duarte Medina e eu!!!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Blended Learning: um estudo de caso a partir da proposta metodológica da Universidade Anhanguera-Uniderp

No dia 07 de outubro, as 10h ocorreu a minha defesa final da pós em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Educação, pela UFSM, sob orientação da Profª. Drª. Roseclea Duarte Medina.

Trouxe para a discussão o blended learning e como essa metodologia (que combina o ensino presencial com a EaD) pode orpotunizar interação e aprendizagem entre as minhas alunas de Pedagogia da Anhanguera-Uniderp, polo São Pedro do Sul, RS.

A proposta surgiu a partir do meu interesse em compreender a metodolgia de trabalho da Universidade e como essa combinação pode dar muito certo se bem planejada e mediada.
A metodologia engloba muitos aspectos, como as palavras-chave que menciono na imagem abaixo:
Junto com essa proposta, eu busquei compreender como as alunas veem o papel do professor tutor presencial nesse processo (no caso, a minha função), e as respostas foram mito interessantes, trazendo comentários como: 

um apoio, com quem podemos contar sempre e nos impulsiona 
quando pensamos em desanimar”.
[...]
o tutor presencial é um amigo, é como se estivesse estudando junto com a turma, esclarecedor de dúvidas, instiga a discussão e debates. 
É fundamental ter esse contato físico”.


A pesquisa fez em me encantar mais pelo que faço e apoiar sempre essa combinação que, conforme diversos autores, como kensky, Moran, Litto, Tori, Pimenta entre tantos outros, apontam ser a melhor metodologia e a que tende a crescer cada vez mais...

Logo disponibilizarei meu artigo na rede, para quem se interessar...

Grande abraço, quem tiver interesse, dúvida, sugestões, entrem em contato!!

Na sua opinião, qual a maior dificuldade de um tutor?