terça-feira, 30 de outubro de 2012

Uma nova teoria da aprendizagem?

Na era digital, as teorias de aprendizagem existentes, parecem não abordar tudo que essa nova era comporta... então, surge uma nova teoria, o CONECTIVISMO, no qual nossa aprendizagem sai do individual, ou do professor aluno,e passa a ser em grupo, a partir de mediações, como nos dia Vygotsky, mas também com o auxílio da rede, pesquisamos algo e logo aprendemos algo mais, em colaboração com os demais... saber algo para si, de nada adianta, o ideal é sempre compartilharmos, que palavra bonita, mas até que ponto deixamos nosso egoísmo d elado e expomos o que sabemos para os demais? 

http://masteruoc-grupo2original.wikispaces.com
Nós educadores, saber para nós mesmo, de que adianta?

Compartilhar saberes, essa é a onda... vamos entrar nela?


Só para deixar com gostinho de quero mais... olha o que no blog apresenta...

Siemens critica o conceito de autonomia dos aprendizes, base para vários modelos de EaD:
O aprendizado autodirecionado explica os atributos dos aprendizes que aprendem em seu próprio ritmo e interesse. Isso é suficiente para descrever nossas necessidades de conhecimento hoje? Creio que não. [...] Quando confrontados com o aprendizado em ambientes complexos, precisamos mais de algo como um aprendizado direcionado pela rede (network-directed learning) – aprendizado que é formado, influenciado e direcionado de acordo com o modo pelo qual estamos conectados aos outros. Em vez de criar significados no isolamento, baseamo-nos em redes sociais, tecnológicas e informacionais para direcionar nossas atividades.


Bjos

Frankiele

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

PROJETO INOVAR 2012: INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TICs) NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Hoje apresnetamos o trabalho intitulado 
 
PROJETO INOVAR 2012: INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TICs) NA EDUCAÇÃO BÁSICA

este trabalho vem trazendo bons frutos, pois ir à campo, conhecer as necessidades formativas dos professores contribui muito para realizarmos nossas ações com um enfoque que os professores necessitam, inserindo assim, as tecnologias digitais no contexto de sala de aula.

Karine Meyer e Karine Weber... apresentadoras

Karine M., Frankiele e Karine W.

 

Encontro Margarida Lopes - 24/12/12

Hoje, o grupo Kósmos - projeto Inovar Prolicen esteve presente mais uma vez na Escola Margarida Lopes, visando um projeto que ajude os professores na inserção de tecnologias em suas aulas...
É muito bom ver o interesse por parte dos professores, aos poucos vamos introduzindo diversos estudos e recursos digitais que podem favorecer a educação.
Confiram as fotos...



terça-feira, 23 de outubro de 2012

Aramis Lopes Neto fala de Cyberbullying



Esse vídeo complementa a postagem anterior...

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Cyberbullying



Cyberbullying: a violência virtual

Conforme site da Nova Escola (http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/cyberbullying-violencia-virtual-bullying-agressao-humilhacao-567858.shtml), na internet e no celular, mensagens com imagens e comentários depreciativos se alastram rapidamente e tornam o bullying ainda mais perverso. Como o espaço virtual é ilimitado, o poder de agressão se amplia e a vítima se sente acuada mesmo fora da escola. E o que é pior: muitas vezes, ela não sabe de quem se defender.

 Fonte da Imagem: http://arealidadedodireito.blogspot.com.br/2011/06/solucao-para-cyberbullying-nao-e.html


Um assunto que está na moda: Bullying... na realidade, ele sempre existiu, porém, não com esta nomenclatura. os espaços escolares estão cheios de colegas que agridem fisicamente ou verbalmente colegas, que se sentem desprotegidos, fracos diante de cingamentos e agressões. Por que isto ocorre? O que envolve, como nós, educadores, podemos lidar com esta questão?
E agora... com o boom das redes sociais em nossa realidade, os alunos encontram mais um recurso para difamar colegas, pior, em instantes, se espalha para muitos, sem controle... Então surge o cyberbullyig. 
Não é uma temática que estudo, porém acho que merece estudos, ontem a Francieli Fracari, mestranda da UFSM nos apresentou ideias sobre a temática, e nos fez refletir sobre esta questão e modos de impedir que isso ocorra. Talvez o que realmente falte é a educação, aquela que vem de casa, o respeito pelo outro, saber até onde vai meu limite... enfim... questões de sempre agora com tecnologias envolvidas... 

 Por isso devemos orientar nossos alunos e incentivar o use de redes sociais de maneira pedagógica, assim acredito que começaria uma mudança de atitude por parte dos alunos.


Na sua opinião, qual a maior dificuldade de um tutor?