segunda-feira, 24 de setembro de 2012

A EaD não é para todos...


Uma semana atrás estive em Santa Rosa trabalhando com a disciplina de Competências Docntes para EaD com alunos do curso de Formação Pedagógica.
A turma,como sempre, colaborou muito na aula e, partindo-se da temática central, a turma chegou a uma conclusão que compartilho aqui com vocês.
A EaD não é a modalidade mais adequada para a formação inicial, que, muitas vezes, os ingressantes não imaturos e não conseguem extrair da modalidade as vantagens do autoestudo e da administração do tempo.
Claro que não podemos generalizar... mas pensando bem eles tem razão, pois na graduação, primeira formação, realmente somos mais imaturos, não sabemos direito o que queremos... é mais difícil obter a autonomia tão fundamental para se estudar a distância.
Já em uma formação complementar, o aluno já vem amadurecendo... e consegue criar mais autonomia e organização diante do estudo, trabalho, família, etc. O maior desafio é organizar o tempo, o que a modalidade permite este flexibilidade...
Mas vale a discussão, o pensamento, a reflexão... EaD na formação inicial é algo "prematuro"? 
Para alguns sim, para outros não... por isso reafirmo o que Litto sempre nos diz: EaD não é para todos!

Grande abraço e boa semana :)


quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Competências Docentes para a EaD


Esse fim de semana estarei trabalhando com alunos de Santa Rosa exatamente sobre esta temática, competências docentes para EaD...
Competências? Lembra algo? Ah sim... Perrenoud escreveu 10 competências para ensinar... ou seja, competências que nós educadores devemos obter para ensinar com mais qualidade...

São elas:

1. Organizar e dirigir situações de aprendizagem
2. Administrar a progressão das aprendizagens
3. Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação
4. Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho
5. Trabalhar em equipe
6. Participar da administração da escola
7. Informar e envolver os pais
8. Utilizar novas tecnologias
9. Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão
10. Administrar sua própria formação continua

Pois bem... mas Perrenoud que me permita, mas a primeira competência, em minha opinião que devemos ter é aprender com os alunos... nos permitir não sermos os sabedores de tudo, e que podemos sim, ao ensinar aprender e nossos alunos, ao aprenderem, nos ensinarem... como diria nosso eterno Paulo Freire, é nas trocas que a aprendizagem se dá, e é isso que eu prego em minhas aulas.

Mas pensemos agora na oitava competência... utilizas tecnologias, muito bom... e essa se liga com a décima, ou seja, precisamos estar sempre nos "reciclando", conhecendo novidades, nos aprimorando como docentes... esta aí, mais uma competência, jamais parar!!

Vamos lá então... e boa aula para nós!

Na sua opinião, qual a maior dificuldade de um tutor?