Na era digital, as teorias de aprendizagem existentes, parecem não abordar tudo que essa nova era comporta... então, surge uma nova teoria, o CONECTIVISMO, no qual nossa aprendizagem sai do individual, ou do professor aluno,e passa a ser em grupo, a partir de mediações, como nos dia Vygotsky, mas também com o auxílio da rede, pesquisamos algo e logo aprendemos algo mais, em colaboração com os demais... saber algo para si, de nada adianta, o ideal é sempre compartilharmos, que palavra bonita, mas até que ponto deixamos nosso egoísmo d elado e expomos o que sabemos para os demais?
http://masteruoc-grupo2original.wikispaces.com |
Nós educadores, saber para nós mesmo, de que adianta?
Compartilhar saberes, essa é a onda... vamos entrar nela?
Quer saber mais sobre essa nova teoria, acessem http://www.moocead.blogspot.com.br/2012/10/modelos-em-ead-conectivismo-uma-nova.html
Só para deixar com gostinho de quero mais... olha o que no blog apresenta...
Siemens critica o conceito de autonomia dos aprendizes, base para vários modelos de EaD:
O aprendizado autodirecionado explica os atributos dos aprendizes que aprendem em seu próprio ritmo e interesse. Isso é suficiente para descrever nossas necessidades de conhecimento hoje? Creio que não. [...] Quando confrontados com o aprendizado em ambientes complexos, precisamos mais de algo como um aprendizado direcionado pela rede (network-directed learning) – aprendizado que é formado, influenciado e direcionado de acordo com o modo pelo qual estamos conectados aos outros. Em vez de criar significados no isolamento, baseamo-nos em redes sociais, tecnológicas e informacionais para direcionar nossas atividades.
Bjos
Frankiele