sábado, 29 de outubro de 2011

Fundamentos Pedagógicos em EaD

Hoje, dia 29 de outubro, estou na aula da pós, com a disciplina de Propostas metodológicas e uso das tecnologias em EaD, com a profª. Carina Maria Terra Alves. Na aula de hoje, estamos vendo as teorias e metodologias no educação a distância.
A profª está destacando duas correntes interacionistas
  •        A teoria sócio-histórica de Vygotsky
  •        A epistemologia genética de Piaget

O que ambas correntes buscam é a interação, e na EaD essa interação se dá a partir das ferramentas que mediam a modalidade, sendo essas, o AVA, e seus recursos, como mensagens, fórum, chats.
A construção do conhecimento se dá entre aquele que ensina e aquele que aprende, sendo, não necessariamente, quem ensina, o professor. É uma construção conjunta, saindo da ZDR (zona de desenvolvimento real) para a ZDP (zona de desenvolvimento proximal).
Já para Piaget, o novo conhecimento traz um desequilibrio, para assim assimilar o novo, para então, acomodar essa nova aprendizagem, buscando novamente o equilibrio.
Nesse sentido, Vygotsky acredita na mediação com o outro, já Piaget, acredita na interação com o meio.


Nenhum comentário:

Na sua opinião, qual a maior dificuldade de um tutor?