Bem, hoje definitivamente, não esta sendo o dia que eu esperava... esperava hoje, ver o Frederic Litto falar pela primeira vez "ao vivo e em cores" num evento, mas, infelizmente, por motivos de saúde, foi impedido de estar aqui...
Mas, como eu estava esperando uma tarde super produtiva, com trocas, novas informações sobre a EaD na contemporaneidade, me inspirei para escrever um pouco... mesmo sem as maravilhosas ideias sempre apresentadas pelo Litto.
Bem, estou planejando umas aulas sobre tecnologias educacionais, e um de meus livros que gosto muito de trabalhara é da Vani Kenski "Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação" e ao reler seu inicio, me deparei com questões muito pertinentes...
Primeiro... de onde vem as tecnologias, como elas avançaram tanto... quem as domina ou ninguém as domina?
São diversas questões, talvez muitas sem respostas, mas vamos alcançá-las.
Em seu livro, Vani Kensky aborda o surgimento das tecnologias, na guerra, com armamentos militares, a criação da bomba atômica que foi conhecida a partir da 2ª Guerra Mundial; na idade da pedra, com utensílios de corte, a invenção da roda, o próprio fogo... enfim... diversos avanços foram ocorrendo ao longo da história, assim, a partir de quando podemos afirmar que entramos na era tecnológica?
Pois, se formos analisar, as tecnologias existem muito antes de nossas gerações...
No livro, Kensky menciona Lyotard que afirma que "o grande desafio da espécie humana na atualidade é a tecnologia", sendo assim, precisamos nos adequar, podemos simplesmente ignorá-las? Veja bem... como você acorda? Com espertador? Celular? Seu banho, é com água queste? Num chuveiro bem gostoso? Seu café, esquenta no microondas? ou no fogão? tudo envolve tecnologia, os alimentos, enlatados, tudo é tecnologia, tudo alguém em algum momento, criou algo revolucionário e que faz parte de nosso dia a dia sem ao menos nos darmos conta.... eu agora... na frente do note... olha quanto recurso... a escrita, o teclado, o computador, a internet, pessoas que irão ler isso... as trocas, as interações... tudo envolve tecnologia!
E na escola?
Ah, quando se trata de educação, é tudo mais lento... o processo muito mais demorado... nossos alunos? Nativos digitais já nasceram na era tecnológica, assitem TV, acesam internet, redes sociais, pesquisas, não necessitam de um professor "transmissor" de informações que eles podem baixar da rede, necessitam sim, de professores inovadores, capazes de reconhecer as novidades e implantá-las em sua prática, assim é que os professores jamais perderão seu lugar, aceitando, conhecendo e utilizando o novo, as tecnologias, a internet, a própria EaD que muito têm receio...
Nós, professores, precisamos superar dois grandes desafios: o de adaptar-se aos avanços tecnológicos e orientar o caminho de todos para o domínio e a apropriação crítica desses novos meios. Nosso papel passa a ter poder frente as tecnologias, para assim, explorá-las visando garantir o melhor aprendizado pelos alunos.
E por aqui me findo... vale a reflexão... o que estamos fazendo para trazer as tecnologias ao nosso meio educacional??
2 comentários:
Parabéns pelo texto! Muito esclarecedor!
Realmente as tecnologias tem influenciado a vida de todos nós, até mesmo de quem pouco acesso tem a ela.
Como você questionou, será que a escola pode ignorar estas transformações?
Abraços
É uma questão a ser discutida, se as tecnologias existem, estão presentes em nosso cotidiano, como excluí-las do contexto educacional? Isso não é possível, dessa forma, os professores necessitam de qualificação, para conhecerem as potencialidades que as tecnologias podem proporcionar à educação e a melhora da qualidade nas aprendizagens dos alunos.
Obrigada pela sua colaboração!
Postar um comentário