quinta-feira, 10 de julho de 2014

Oito dicas eficientes para usar tecnologia em sala de aula

As tecnologias estão cada vez mais presentes nas salas de aula e rotina de estudos dos alunos. Isso não significa, porém, que seu uso é feito de maneira eficiente ou com verdadeiro aproveitamento por parte dos docentes e dos estudantes. Para tanto, é necessário muito mais do que equipamentos de última geração ou os melhores softwares. Confira a seguir oito dicas que podem fazer a diferença em suas aulas:


1. Faça uma viagem virtual
Pode ser que não seja possível levar seus alunos para um passeio no Museu do Louvre ou para conhecer a geografia da Ásia, mas isso não significa que eles devem ser privados de tais experiências. Utilizando aplicativos ou programas como o Google Maps, por exemplo, você pode levá-los para uma viagem virtual inesquecível.

2. Todos devem interagir
interação online é uma ótima oportunidade para que todos os alunos possam participar das aulas e demonstrar seus conhecimentos e dúvidas. Essa iniciativa é especialmente útil para estudantes mais tímidos ou reservados.

3. Colabore com a sala
O uso das tecnologias permite que os estudantes sejam ainda mais influentes e participantes do processo educativo. Há inúmeras possibilidades de projetos possíveis para esse tipo de iniciativa, como trabalhos em equipe, discussões e debates com pessoas de outras escolas ou até mesmo países, com o uso de plataformas como o Skype

4. Brainstorm com as ferramentas certas
Os alunos são a fonte das respostas por melhores métodos ou iniciativas para as aulas. Para identificar as respostas, faça brainstorms com eles de maneira eficiente, com as melhores ferramentas para identificar e desenvolver as ideias.

5. Use mais de um monitor
Usar mais de um monitor pode ajudar você a organizar melhor suas tarefas e a dinâmica da aula.

6. Conheça novos aplicativos
Atualize seus alunos e colegas de trabalho com as novidades nas tecnologias educacionais. 

7. Eduque-se
As tecnologias mudam rapidamente, o que significa que você deverá se atualizar com certa frequência para que consiga acompanhar o desenvolvimento dos alunos.

8. Se organize
Uma vez que você tenha se acostumado com as tecnologias e a maneira como as utiliza em sala de aula, é hora de se organizar. Crie uma rotina que inclua a interação com os alunos de maneira produtiva fora dos momentos de classe e veja o que outros professores e instituições estão fazendo.

Fonte:http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2013/02/22/1006589/8-dicas-eficientes-usar-tecnologia-em-sala-aula.html

Nenhum comentário:

Na sua opinião, qual a maior dificuldade de um tutor?