quinta-feira, 12 de julho de 2012

As mudanças chegaram... aprendemos em tempos e espaços distintos.


Outro trabalho que quero compartilhar aqui... vale a reflexão!

Comente a frase: "como nos bancos, temos nossa agência (escola) que é nosso ponto de referência, só que agora não precisamos ir até lá o tempo todo para poder aprender".

Por Daniel Knebel Baggio

            O que o autor José Manuel Moran quis dizer com a frase anterior é que para aprendermos não precisamos mais nos locomover até a Escola (espaço físico) e ficarmos escutando durante o período de aula o professor. Atualmente podemos aprender estando em casa, através da educação à distância ou simplesmente utilizando as diversas alternativas tecnológicas educacionais.

Um exemplo de tecnologia educacional é a WEB QUEST. Este é um método em que o aluno possui uma tarefa a ser realizada, utilizando a internet ou através de ações definidas pelo professor. Esta atividade não exige a presença do professor, isto é, o estudante realiza a atividade e aprende atuando sozinho.

            Portanto, existem muitos métodos que podemos utilizar para aprender, via internet ou com atividades a distância. Antigamente precisávamos ir aos bancos e esperávamos por um período logo de tempo nas filas para realizarmos as nossas demandas financeiras. Atualmente a partir da internet e da criação do Homebanking podemos fazer as transações de recursos financeiros, pagamentos e até solicitação de empréstimos sem a necessidade de nos locomover até a agência. Só para termos ideia, toda a movimentação financeira da Bolsa de Valores do Brasil, dos Estados Unidos da América, da Europa e cerca de 90% do mundo ocorre via internet.

Se o mercado financeiro evoluiu e está globalizado e integrado tecnologicamente, assim como muitas outras ações e setores, porque a educação também não pode ser transferir para o meio digital?

A questão básica é sabermos utilizar da melhor forma a ferramenta da internet e fazer com que os alunos realmente aprendam. A profissão de professor sempre existirá, ela é uma das mais antigas profissões e nunca deixará de existir, no entanto os professores de agora deverão se preparam para novos momentos da educação, os quais e ainda não sabemos como serão dentro de um período de 10, 20 ou 30 anos.

2 comentários:

Claudir Busnelo disse...


“Antigamente ou melhor, em tempos ainda recentes, ficávamos horas em filas de banco para resolvermos problemas bem simples, como pagar a conta de luz. Hoje se alguém fica na fila para isso e se estiver em nossa frente até nos irritamos com isso, pois logo vem o pensamento de que essa pessoa poderia fazer isso sem necessidade de ocupar o espaço e tempo no banco. Sem ser grosseior, sem nos atrapalhar. A educação mediada pelas tecnologias está passando a mesma idéia: parece não fazer mais sentido termos que ir na escola para aprender. A idéia da proximidade física não se justifica, ao menos que aconteça como diz o professor Moran”.. quando acontece algo significativo, quando aprendemos mais estando juntos do que pesquisando isoladamente nas nossas casas”. Como isso nem sempre acontece, a realidade é tal como o professor concluí: “Perdemos tempo demais, aprendemos muito pouco, nos desmotivamos continuamente. Tanto professores como alunos temos a clara sensação de que em muitas aulas convencionais perdemos muito tempo”.

Frankiele Oesterreich disse...

É verdade Claudir. perdemos tempo, as vezes estudando de casa, por exemplo, aprendemos mais do que em aula presencial. cada um tem uma forma de estudar, a minha, já é em casa, no silêncio, sozinha, e se aparecer dúvidas, daí contato o professor.
Obrigada por sua colaboração.
Att
Frankiele

Na sua opinião, qual a maior dificuldade de um tutor?